domingo, 1 de janeiro de 2012

MEINL DRUMMERS: Petter Karlsson



Olá pessoal, antes de mais nada, FELIZ 2012 para todos vocês. Estou muito feliz por iniciar este ano aqui no blog entrevistando o batera PETTER KARLSSON! Responsável pelas baquetas de uma banda extremamente inovadora, a Diablo Swing Orchestra, Petter é um músico muito respeitado não apenas pela sua criatividade na batera, mas também por ser um exímio compositor, multi-instrumentista, vocalista e produtor, tendo inclusive exercido todos estes papéis no álbum Gothic Kaballah da banda Therion - trabalho tido por muitos como um dos melhores álbuns de heavy metal da última década.

Pessoal, convido vocês a acessarem também o site da PRIME MUSIC, responsáveis por trazer os pratos MEINL ao Brasil, e aproveito para agradecê-los também pela confiança e apoio. É isso aí galera! CYMBALS AHEAD!

Daniel Person

_________________________________________________________________________________________________



D.Person: Petter, primeiramente, muito obrigado por sua disponibilidade para conversar com a gente. Você teve um papel muito importante na concepção do álbum Gothic Kaballah, 13º trabalho da banda Therion – considerado por muitos como sendo o melhor álbum da banda. e um dos grandes lançamentos da última década. Qual sua opinião sobre este trabalho, você ficou satisfeito com o resultado atingido?

Petter: Obrigado! Quando olhamos para um trabalho que fizemos há quase 6 anos atrás, é fácil focar no que gostaríamos de ter feito diferente. Creio que este seja um dos segredos para melhorarmos, aprender com nossos erros e fazer melhor numa próxima oportunidade.

Tenho muito orgulho do trabalho que fiz neste álbum. Me senti muito bem sendo o responsável por grande parte do trabalho de composição e produçào do álbum. Sou muito grato por isso.

D.Person: Você tem tocado com a banda Diablo Swing Orchestra já há aproximadamente dois anos. Imagino que seja um grupo que se encaixe como uma luva ao seu estilo tão criativo de tocar batera. Quais são as principais diferenças entre ser o batera da DSO, comparado a uma banda como o Therion?

Petter: O Therion é uma típica banda de metal que adiciona elementos sinfônicos e coros à sua música, mas a maioria de suas músicas é basicamente simples. Eles utilizam também samples de partes orquestradas ao vivo, o que acabava sendo muito entediante para um baterista como eu, pois eu sempre precisava tocar com um metrônomo.

Já a música da Diablo Swing Orchestra tem tantas outras dimensões, creio que suas músicas sejam mais divertidas e criativas em quase todos os aspectos. Não é metal tradicional. Juntamos diferentes estilos de música, como jazz, samba, tango e então adicionamos um toque mais pesado. É muito divertido, pois eu reamente sinto necessidade de usar toda a minha capacidade como baterista. E nós nunca usamos click ao vivo.

D.Person: Petter, por favor nos conte mais sobre sua outra banda, o Holocoaster. Há alguma previsão para o lançamento do primeiro álbum?

Petter: Na verdade eu não sei. Não conseguimos uma gravadora para o projeto, por enquanto. E esse tipo de coisa leva bastante tempo. Mas realmente espero que o álbum possa ser lançado em algum momento em 2012.

D.Person: Você tem diversos pratos MEINL da linha Byzance em seu setup atual, incluindo alguns da série “Dark”, os quais não vemos sendo utilizado com tanta freqüência por bateristas de rock e heavy metal. Como você chegou ao seu set de pratos atual?

Petter: Na verdade, não me considero um baterista de heavy metal. E quando se trata de sonoridade e estilo de tocar, tenho muita afinidade com os bateras de progressivo, jazz e fusion dos anos 70. Para mim, um kit de batera deve soar como Billy Cobbham ou Bill Bruford faziam naquela época. Os pratos da série Byzance possuem uma maior dinâmica e um ar mais vintage.


Ghost Notes

1- Gravação de batera da qual você mais se orgulha: “Voodoo, mon amour” , que estará no novo álbum da Diablo Swing Orchestra.

2- Álbum / banda que mudou sua vida: Frank Zappa: Roxy and Elsewhere

3- Álbum / banda que tem ouvido recentemente: Union Station: Paper Airplane

4- Meinl cymbal preferido: Tenho um Byzance 15'' crash que eu adoro. Gosto muito do Dark China 20'' também!

5- Ídolo na batera: Steve Gadd

D.Person: Petter, muito obrigado pela entrevista e espero que possamos nos encontrar pessoalmente em Fevereiro, quando a Diablo Swing Orchestra tocará por aqui.

Petter: Sim, estou muito ansioso para irmos até aí. Infelizmente o show de fevereiro foi cancelado recentemente, mas espero que a gente toque por aí em Abril ou Maio.


Confira Petter Karlsson e seus pratos MEINL clicando aqui!



Um comentário: