terça-feira, 20 de março de 2012

MEINL DRUMMERS: Tomas Roitman (Split Heaven)


O próximo entrevistado aqui no MEINL DRUMMERS blog é Tomas Roitman, baterista da banda de heavy metal tradicional Split Heaven, do México! Tive a oportunidade de fazer uma série de shows ao lado do Tommy em 2010, quando o Hellish War participou da American Old School Attack tour, ao lado do Split Heaven e dos americanos do Enchanter, passando por diversas cidades do estado de São Paulo. Em nossa conversa abaixo, falamos sobre o novo álbum do Split Heaven, sobre o set de pratos usado atualmente pelo Tommy e também sobre as peculiaridades de se tocar bateria sendo canhoto, em um mundo onde geralmente só se lembram dos destros. Confiram!



D. Person: E aí Tommy! Já faz quase 2 anos desde a tour que nossas bandas fizeram juntas aqui no Brasil. O tempo realmente passa rápido!! Quais são as boas memórias que você guarda daquela tour por aqui? Há outros planos para uma nova turnê internacional do Split Heaven?

Tommy: E aí Daniel, bom conversar com você novamente! Bem, tenho muitas boas memórias das nossas aventuras por São Paulo, nós do Split Heaven sempre conversamos sobre nossa ótima experiência pelo Brasil e como os fãs reagiram à nossa música, não poderíamos ter ficado mais satisfeitos. Sim, estamos planejando mais uma turnê internacional, desta vez para a Europa!

D. Person: Você é o primeiro baterista canhoto a ser entrevistado aqui no blog, por isso quero aproveitar para perguntar algumas coisas que sempre quis saber sobre bateras canhotos! Quando você começou na música, chegou a tentar tocar como um baterista destro, ou desde o início você focou em tocar como um baterista canhoto mesmo?

Tommy: Isso é engraçado, pois no começo, eu realmente comecei a tocar como se fosse destro, mas nunca me sentia confortável tocando desta maneira. Me lembro que certo dia, pensei: “E se eu inverter a posiçào de todas as peças da minha batera, como se eu fosse canhoto”? E foi assim que eu comecei a tocar melhor, haha!

D. Person: Alguns bateras canhotos invertem a posição de toda a bateria, incluindo você. Sabemos que a vida de um baterista nunca é fácil, mas você acha que o fato de ser canhoto torna as coisas ainda mais difíceis? Quais são os prós e contras de ser um baterista canhoto?

Tommy: Realmente é complicado quando você precisa encontrar um pedal duplo para um canhoto!! Minha irmã precisou me trazer um da Inglaterra, porque aqui no México eu não conseguia encontrar um destes!! E estou usando este mesmo pedal desde então, na época eu tinha uns 13 anos de idade... se há algo ruim em ser um batera canhoto, esse é o principal ponto, haha.

D. Person: Você foi influenciado por outros músicos canhotos na sua maneira de tocar?

Tommy: Isso é muito interessante, porque não fui influenciado e nunca havia pensado nisso!

D. Person: Em seu profile na página da MEINL, “pegada e precisão” estão listadas como alguns dos seus pontos fortes como baterista, e as pessoas que assistem a um show do Split Heaven percebem estes pontos claramente. O que você faz para garantir uma boa performance em todos os shows?

Tommy: Wow, obrigado! Eu simplesmente me preparo como um professional, muitos bateristas fumam, bebem e fazem festa por aí antes de tocar, enquanto eu realmente faço o oposto disso, gosto de descansar e me concentrar naquilo que vou tocar com minha banda ou sozinho em um ensaio.

D. Person: O Split Heaven recentemente lançou um novo álbum, Street Law. Conte-nos mais sobre este lançamento e sobre o excelente video clip preparado para a música “Vuelo Noturno”.

Tommy: Como você sabe, assinamos com a Pure Steel Records para o lançamento de Street Law, temos recebido ótimas críticas e já estamos trabalhando também nas músicas do próximo álbum.

Sobre “Vuelo Noturno”, este é o nosso novo single e, como você comentou, nosso video clip também. “Vuelo Noturno” fala sobre um lutador de luta-livre e nossa música será o tema utilizado em suas lutas, isso é realmente incrível! Teremos duas versões, uma em espanhol (muitas pessoas nos pedem músicas cantadas em espanhol) e outra em inglês para o mercado internacional. Estamos ansiosos pela estréia do vídeo!

D. Person: Uma coisa que me chamou a atenção quando vi seu set de pratos MEINL foi o fato de você usar um chimbau Byzance Extra Dry Medium, pratos B20 sensacionais que, no entanto, geralmente fazem parte de kits de bateras de jazz, funk, RnB ou de kits para gravações em estúdio. Por que você decidiu incorporar esse chimbau à sonoridade pesada do Split Heaven e como esses pratos soam em estúdio e ao vivo?

Tommy: O som deste chimbau é excelente, mas como você disse, estes pratos foram feitos para outro estilo de música. Escolhi os Byzance Extra Dry Medium hi hats porque naquele momento estava à procura de um som mais clássico, sem muito brilho, para trazer um pouco de inovação à sonoridade da bateria do nosso novo álbum Street Law, e realmente funcionou! O ponto é que eu toco minha batera e meus pratos como um animal e não quero quebrar esse chimbau tão legal, por isso eu estou utilizando agora os Sound Caster Custom!

D. Person: Você teve a chance de participar do MEINL Festival no Mexico em 2011. Como foi estar lá e qual foi a repercussão do festival no país?

Tommy: O festival foi incrível, tive a chance de dividir experiências com alguns dos melhores bateristas do mundo e, é claro, assistí-los ao vivo! E creio que uma característica importante e em comum entre todos eles era a humildade, indepentemente do sucesso que têm.

Acho que o MEINL Festival foi uma grande chance para os bateristas mexicanos, foi a primeira vez que tivemos o festival por aqui e espero que não seja a última!


Ghost Notes (perguntas rápidas)

1. Gravação de batera da qual você mais se orgulha: The Obscure

2 Álbum / banda que mudou sua vida: Rush – Moving Pictures

3. Álbum / banda que tem ouvido recentemente: Battle Beast - Steel

4. Meinl cymbal preferido: Extra Dry Byzance Medium Hi Hats

5. Ídolo na batera: Neil Peart

D. Person: Tommy, obrigado mais uma vez pelo seu tempo e espero que possamos dividir o mesmo palco novamente em breve!

Tommy: Valeu Daniel, espero que possamos nos encontrar novamente em breve! Tudo de bom para vocês!


Confira Tomas Roitman tocando "Vuelo Noturno" clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário